top of page

Ip Man

1893 - 1972

Cheung King Kong

(George Cheung)

Wing Chun

(Família Cheung King Kong)

     Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea. Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes. Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc. A principal diferença está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.

 

     O Wing Chun foi trazido de Foshan para Hong Kong pelo Grão-Mestre Ip Man. Conhecido pela sua habilidade de luta, foi o principal responsável pela difusão do Wing Chun, onde através de seus alunos, essa arte alcançou notoriedade, não apenas na Ásia, mas em todo o mundo, tornando o Wing Chun uma das formas mais populares da arte marcial chinesa. Em anos mais recentes, tem havido muita atenção da mídia sobre a arte de Ip Man, através da difusão de muitas séries de televisão e exibições cinematográficas, baseadas nos verdadeiros acontecimentos e histórias de nossos Mestres. O Wing Chun é um método de combate formulado para curto alcance, usando as linhas mais diretas para ataque e defesa, incluindo socos, palmas, cotovelos e chutes para nível médio e baixo, ensinando-lhe o método mais simples de acertar o seu oponente. Simples, eficaz e objetivo. Há muitos exercícios, treinos e métodos de combinações técnicas para melhorar o treinamento e desenvolver habilidades.

 

Nossa Linhagem

,

     Nossa linhagem vem do Grão-Mestre Cheung King Kong (George), que por sua vez foi um dos primeiros discípulos de Ip Man. O Grão-Mestre Cheung King Kong foi um dos principais responsáveis pela difusão do Wing Chun na Austrália. O Mestre Teddy Lai conheceu o Grão Mestre Cheung King Kong aos 12 anos de idade, quando estudava no Colégio Wellington de Hong Kong, o qual o Grão-Mestre Cheung era professor no colégio e ensinava o Wing Chun de Ip Man depois das aulas, ao qual o Mestre Teddy Lai se tornou discípulo dele e é um dos maiores difusores desta linhagem pelo mundo todo. Infelizmente, depois de alguns anos, o Grão-Mestre Cheung King Kong ficou doente e eventualmente faleceu no ano de 1976.

 

     Cheung foi uma grande Mestre de Wing Chun, ajudando a promover o Wing Chun em Hong Kong. No Brasil, o Sifu Roberto Cefas ingressa na linhagem tradicional dessa arte com o objetivo de entrar definitivamente na linhagem Ip Man. e foi aceito como Discípulo direto do Mestre Teddy Lai, no Wing Chun da Família Cheung King Kong. Recentemente em 2017, após a passagem do Mestre Lai pelo Brasil, o Prof. Juliano Mendes também foi aceito como discípulo do Sifu Cefas, se tornando a 5ª geração do Wing Chun. Agora exclusivamente em Pedreira-SP somos a autêntica linhagem do Wing Chun do Grão Mestre Ip Man através do Prof. Juliano Mendes..

Teddy Lai

(Lai Chun Wah)

bottom of page