Wing Chun
Louva-a-Deus
Kung Fu Tradicional
Kung Fu
Podemos definir o Kung Fu como uma arte marcial ou um sistema de combate. No entanto, o Kung Fu é muito mais do que isso. O Kung Fu foi e ainda é parte ativa e importante na história da China, uma das nações mais antigas do mundo. Como sistema de luta, já passou por diversas mudanças e possuiu diversos nomes ao longo do tempo. Porém, hoje o Kung Fu é muito mais que um simples sistema de combate. Podemos dizer que para muitos praticantes o Kung Fu é um modo de vida, uma maneira de pensar, de se comportar, de tratar os demais e até a si mesmo. O verdadeiro Kung Fu é uma jornada de conhecimento próprio, de superação de limites, de evolução e mudança do próprio ser. Todos aqueles que verdadeiramente praticam Kung Fu, tornam-se parte do Kung Fu e não só aprendem uma luta ou defesa pessoal, como também têm seu corpo, mente e espírito modificados. A prática do Kung Fu somente dentro de um local de treino é uma prática vazia, mas a prática transportada para a vida torna-se o verdadeiro Kung Fu. Somente após conhecer sua história, praticar, compreender seus conceitos e evoluir como pessoa, poderemos de fato entender o que é o Kung Fu.
Kung Fu Tradicional
Como sabemos o Kung Fu é uma milenar arte marcial chinesa que foi criada inicialmente para o combate e defesa. Durante muitos séculos foi utilizada pelo povo chinês e seu exército, para se defenderem de invasores e combater os inimigos. Através dos séculos teve um constante desenvolvimento, possuindo diversos nomes diferentes e foram sendo incorporadas diversas técnicas e conceitos variados, também foram criados muitos estilos, alguns deles bastante complexos e baseados nas características de animais. Com a invasão ocidental nas diversas regiões da China, a ideia de modernização surgiu de maneira poderosa e algumas de suas práticas tradicionais acabaram sendo consideradas antiquadas e atrasadas em relação ao ocidente, tudo que confrontava com os ideais de modernização foram sendo desencorajados e esquecidos. Acredita-se que nesse período a prática do Kung Fu Tradicional tenha sofrido uma mudança radical, inclusive dando lugar a o que atualmente chamamos de Kung Fu Moderno.
A ideia era permanecer com a prática de sua arte marcial patrimônio do povo, porém não mais com o intuito de combater e sim se espelhando nos moldes do Judô Japonês e da Ginastica Olímpica Alemã, modalidades em alta e que agradavam ao atual governante Chinês. Essas modalidades tinham em si o objetivo de manter a boa saúde do corpo através de seus exercícios e da competitividade nos torneios e eventos. Dessa forma, aos poucos a maneira de praticar o Kung Fu foi sendo alterada, tornando-se uma atividade física e cultural moderna. Acredita-se que esse foi um dos principais motivos que deu inicio a uma migração dos Mestres que eram defensores das práticas tradicionais para outras regiões, especialmente Hong Kong e Taiwan, onde poderiam continuar com seu trabalho tradicional e desenvolvimento da arte sem a intervenção do governo. Atualmente podemos encontrar escolas ou academias de Kung Fu que trabalham com variações de Moderno e Tradicional, é preciso analisar primeiramente qual perfil se enquadra no que o praticante busca e assim conhecer o trabalho desenvolvido por cada uma. O Kung Fu tradicional é basicamente composto por um conjunto de práticas com o intuito de desenvolver diversos aspectos físicos, mentais e técnicos. Nos treinos Tradicionais são compostos por:
A Diferença Entre o Kung Fu Tradicional e o Wushu (Kung Fu Moderno)