top of page

Qi Xing Táng Láng Quan (七星螳螂拳)

(Louva-a-Deus 7 Estrelas)

“7 Stars Praying Mantis”

Luo Guangyu

5ª Geração

(1889 - 1944)

     A princípio Wang Lang passou a diante os conhecimentos de seu novo sistema Táng Láng Quan de Kung Fu Tradicional apenas para os monges do templo de Shaolin e assim permaneceu dentro dos muros  do templo até que um padre Taoísta chamado Sheng Xiao passou a viver no templo. Lá ele presenciou a prática do até então secreto estilo Louva-a-Deus e determinado a aprender, praticou essa fabulosa arte por muitos anos. Sheng Xiao havia desenvolvido uma habilidade superior no estilo Louva-a-Deus e passou a ensinar fora do templo propagando assim o estilo para aqueles que não eram monges. Certa vez, em uma de suas viagens, ele presenciou um bando de ladrões atacando uma caravana.
     Os guardas, em menor número, estavam sendo superados por seus adversários. Sheng interveio e ajudou a afugentar os bandidos. Entre os guardas resgatados naquele dia estava Li Zhijian de Pengdu. Li se tornou um dos principais discípulos de Sheng Xiao. Li Zhijian, depois de ter dominado o sistema Louva-a-Deus, ficou muito famoso como “Mãos de Raio” / “Li Mãos Velozes”. Com sua comprovada habilidade, Li abriu o seu próprio serviço de guarda. Dizia-se que sempre que sua bandeira estava estiada sobre as caravanas, ninguém ousava atacar. Aos 60 anos e aposentado, Li desejava passar seus conhecimentos para um sucessor. Ele ouviu notícias sobre um grande mestre lutador chamado Wang Yunshebg (Wong Wing San) e decidiu conhecê-lo. Durante a sua visita Li pediu para Wang demonstrar suas famosas habilidade em Kung Fu. Após sua apresentação , Li não ficou nada impressionado e isso causou a ira de Wang. Ele então o desafiou para um combate. Com o combate aceito, Li Zhijian conseguiu derrota-lo sem muita dificuldade. Wang após sua derrota ficou impressionado com a velocidade e habilidades daquele velho homem e pediu para ser seu discípulo. Li aceitou e passou a ensinar à Wang o sistema Louva-a-Deus.

     Wang, antes de iniciar seus treinamentos no sistema Louva-a-Deus, já era profundo conhecedor dos estilos Wah Shan’s, Punho Longo, e algumas técnicas de queda e de solo, técnicas essas que tinham lhe dado a fama que fez com que Li ouvisse sobre ele. Wang continuou apurando esses seus conhecimentos nessas técnicas e posteriormente as integrou ao seu estilo Louva-a-Deus o batizando com o nome Louva-a-Deus 7 Estrelas. O discípulo mais notável de Wang foi Fan Xudong da vila Da Haiyang. Fan era considerado um gigante entre os chineses da época, pois tinha o apelido de “Fan o Grande”. Sob a tutela de Wang, ele dominou o estilo Louva-a-Deus 7 Estrelas, o que começou a torna-lo conhecido. Com se estilo Louva-a-Deus e sua técnica Palma de Ferro e Louhan Gong (Chi Kung) no qual era um especialista, Fan era considerado por todos como um homem tremendamente poderoso. Conta-se que uma vez, ele cruzou um campo e foi atacado por 2 touros. Fan os matou chutando um dos touros na lateral o acertando no estômago e o matando com sua técnica de Palma de Ferro, em seguida ele teria utilizado os chifres desse touro para ferir o outro. Essas ações chamaram atenção do povo chinês em uma época crítica na história da região.

     Existe uma lenda em que muitos guerreiros de muitas nações determinados a provar sua superioridade de lutas em solo chinês faziam diversos desafios e eventos contra lutadores chineses. Segundo a lenda, um desses guerreiros, um samurai japonês viajava pela china, da costa para o norte, desafiando e derrotando espadachins chineses. Quando estava de passagem pela região de Fan, ouviu falar do seu talento e logo foi a sua procura para desafiá-lo num duelo de espadas. Fan aceitou e escolheu o Dao (Facão Chinês)como sua arma. Contam que no duelo, o samurai, de maneira muito rápida levantou sua espada sobre a cabeça e gritando agudamente, desceu a lâmina para baixo para cortar Fan, que surpreendentemente movendo-se rápido como um raio, evitou a descida da lâmina e em um movimento de corte ascendente, cortou o samurai da virilha para cima. A luta durou apenas alguns segundos e terminou com a morte do samurai japonês. Tais vitórias inspiraram o povo chinês e muitos se reuniram em torno de Fan. Como resultado, em 1875, Fan foi enviado pelo Kung Fu Yantai Clube para a Sibéria para lutar contra o campeão da Rússia.

     Lá ele não só derrotou seu adversário russo, como vários outros, assim consagrou-se o Grande Campeão. Por causa da sua fama, Fan teve muitos alunos durante a sua vida, e disseminou fortemente a arte do Kung Fu Louva-a-Deus. Entre seus alunos estava Guo Jialu e Lin Jingshan (Lam King Shan) de Laiyang, Luo Guangyu (Law Kwong Yue) de Penglai e Wang Zhanyi de Yantai. Um dos alunos mais conhecidos do Mestre Fan, no entanto, foi Luo Guangyu (Law Kwong Yue) de Penglai. Em 1919, a comissão de Ching Chong solicitou ao Mestre Fan comparecer como representante máximo do estilo Louva-a-Deus no evento da sociedade Jing Wu. Fan respondeu enviando Luo Guangyu em seu lugar. Esta decisão a principio desapontou muitos, porque todos queriam ver um homem de fama como o mestre Fan, a fimde atrair muitos estudantes. No entanto, sua decepção durou pouco. Luo logo que entrou, ganhou como o grande campeão nos primeiros jogos atléticos realizados em Xangai. O Mestre Luo era um consumado mestre no estilo Louva-a-Deus, formou muitos alunos e estabeleceu ramos da associação Jing Wu em Xangai e Hong Kong. O Mestre Luo passou seus conhecimentos para muitos estudantes quevieram a se tornar grandes mestres, espalhando assim o estilo Louva-a-Deus 7 Estrelas para muitas regiões da China. Alguns desses mestres são: Ma Chenxin, Zou Xigong, Yu Lejiang, Kowk Chi Shek, Lin Boyan, Fan Yongzhen, Chen Zhenyi, Cui Kuisan, Cui Shouting, Zhan Baohou, Chi Lungzhi, Guo Zuchao, Huang Hanxun (Won Hon Fan), entre outros. Esses mestre seguiram com sua linhagem formando alguns grandes mestres da próxima geração como: Wong Pak Chun, Yuen Man Kai, Lee Kam Wing, Kwok Wah Wei, Tse Wing Ming, entre muitos outros.

     Essa geração de mestres, foi em especial a principal geração responsável pela formação de mestres dentro e também fora da China, como no caso do mestre Alexander Tse Wing Ming, que por sua vez formou o Sifu Teddy Lai em Hong Kong e o Sifu Roberto Cefas no Brasil. Como disc[ipulo do Sifu Cefas, o Prof. Juliano Mendes trás exclusivamente para a cidade de Pedreira-SP o estilo Tradicional do Louva-a-Drus 7 estrelas.

Kwok Chi Shek

6ª Geração

(1913 - 1984)

bottom of page